Porque os consumidores preferem trocar dados por promoções? Elvis da Silva 09/10/2024

Porque os consumidores preferem trocar dados por promoções?

A conectividade do mundo atual gerou uma nova e importante moeda: os dados. Tudo o que os consumidores fazem – o que compram, como compram, porque compram – pode ficar gravado e ser analisado, gerando ótimas possibilidades de negócios. Há, porém, a questão da privacidade: os consumidores sabem que seus dados estão disponíveis? Mais do que isso: eles querem seus dados disponíveis?

Dados e pesquisas recentes mostram que, embora os consumidores valorizem os benefícios, eles prezam muito pelo espaço deles e não querem receber mensagens invasivas e indevidas. De acordo com a pesquisa feita pela “Voz do Consumidor” 90% dos entrevistados, disseram que a proteção dos seus dados é um fator importantíssimo e que estão preocupados como os dados são utilizados pelas empresas. Neste contexto, a qualidade da personalização se torna essencial, pois as empresas que se destacarem serão aquelas que respeitarem os limites dos consumidores e oferecerem experiências verdadeiramente relevantes.

 

Qualidade da personalização

É preciso oferecer ofertas verdadeiramente relevantes e descontos efetivos. Não basta coletar informações, é necessário processá-las e analisá-las com atenção. As ações devem ser muito bem planejadas e totalmente alinhadas às preferências do cliente, caso contrário gera-se mais ruído do que benefícios. Ofertas e comunicação personalizadas  são importantes para conquistar o consumidor. A qualidade da personalização cria uma experiência prazerosa com o consumidor, dessa forma, eles percebem que as promoções são importantes. 

Gerações

O comportamento das gerações Z, Y, X e Baby Boomer demonstra que estratégias que envolvem a coleta e o uso de dados do consumidor para a criação de ofertas personalizadas e programas de fidelidade não devem se restringir a faixas etárias, já que pessoas de todas as idades estão dispostas a participar. É preciso, no entanto, adequar as ações às peculiaridades de cada grupo e criar estratégias personalizadas para cada público. 

Valor Ofertado. 

Outros dos principais motivos que levam o consumidor a compartilhar os seus dados é a boa promoção ofertada. Os preços tendem a subir e quando o consumidor vê uma oferta, isso se torna atraente. Isto é importante, porque o consumidor percebe o valor que a marca está oferecendo, além disso muitos preferem trocar os seus dados e receberem a promoção por e-mail ou aplicativos de compra, pois facilita o processo e o consumidor já consegue ter em suas mãos as promoções que mais lhe agradam. 

Privacidade dos dados 

Não se esqueçam que é importante proteger os dados dos seus consumidores, uma vez que a lei LGPD tem como objetivo proteger a liberdade e privacidade dos dados. Por isso, é fundamental ter a conscientização sobre a utilização dos dados pessoais dos consumidores. Muitos dos consumidores mesmo compartilhando os seus dados se sentem desconfortáveis em saber como os dados dele são utilizados, mesmo que muitos aceitem compartilhar ainda não se sentem seguros. 

Aproveitem esta oportunidade que é ter os dados dos seus consumidores e utilizem com muita responsabilidade, o simples fato de poder criar uma oferta personalizada para cada público-alvo é importante e criar um relacionamento com o seu consumidor. No entanto,  apenas possuir dados não é suficiente. Utilize essas informações em ações que realmente façam a diferença na experiência do consumidor. Crie ofertas personalizadas vai além de apenas aumentar as vendas mostre como a marca se preocupa com o consumidor. Isso gera uma conexão e uma experiência prazerosa. 

As empresas que utilizarem esses dados de maneira responsável, transparente e ética não apenas se destacaram em um mercado cada vez mais competitivo, mas também fortalecerão sua reputação, assegurando que os consumidores sintam-se seguros e valorizados, promovendo uma lealdade que se traduz em sucesso a longo prazo.

 

João Stringhini
CEO – Stringhini Varejo Inteligente
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