Varejo de Alta Performance: Sortimento Certo Anderson Lima 29/10/2024

Varejo de Alta Performance: Sortimento Certo

Sortimento Certo

Depois de anos trabalhando com Gerenciamento por Categorias estamos reunindo nossos conhecimentos e esforços em uma entrega específica para o ajuste e definição do mix de produtos. O Sortimento Certo integra o nosso conhecimento, metodologias proprietárias, estatística e tecnologia para redesenhar o mix de produtos das empresas varejistas em 3 (três) meses, independente do número de lojas e ou SKUs que a empresa trabalhe.

O que é o Sortimento Certo?

É o primeiro passo para as empresas varejistas que querem adotar a ciência de dados na definição do seu mix de produtos. Empresas que desejam abandonar a tomada de decisão feita no calor operacional do dia a dia e substituí-las por decisões estratégicas, baseadas em dados que garantam o crescimento das vendas e das margens de lucro.

Além do mais, diariamente profissionais de varejo tomam decisões quanto ao mix de produtos. As decisões são tomadas a partir das informações de vendas dos ERPs, dos objetivos a serem alcançados em uma ou outra categoria, das ofertas comerciais da indústria, do surgimento novas demanda do mercado entre outros. As decisões são tomadas com o maior esmero e responsabilidade, o que é bom, mas este processo de tomada de decisão, da forma descrita, chamamos de tomada de “decisão manual”.

Então, por que isso é chamado ” decisão manual “? É chamado de “decisão manual” porque é humanamente impossível para uma única pessoa ou mesmo um grupo de pessoas analisar exponencialmente todos os milhares de produtos no mix. Sem as ferramentas certas e sem o uso do tipo certo de instrumentação estatística, isso é como um amador fazendo algo com as mãos.

Assim, contrasta com valores mais profissionais, grandes, em larga escala e a metodologia, permitindo uma análise abrangente e facilmente replicável de todo o conjunto de produtos das ofertas de mercado. Assim como as decisões manuais são limitadas e abertas a erros, as metodologias automatizadas baseadas em dados são mais precisas e confiáveis. Portanto, é crucial entender a diferença, pois ela afeta diretamente a eficácia da mistura de gestão de produto.

Benefícios do Sortimento Certo

1) Precisão na tomada de decisão

Com o Sortimento Certo, você tem acesso a informações valiosas sobre o desempenho de cada produto na sua loja, permitindo que você faça a escolha correta na hora de renovar o estoque e investir em novos produtos.

2) Aumento nas Vendas

Além disso, você tem um mix de produtos mais otimizado e personalizado para atender as necessidades do seu público-alvo, aumentando as chances de conversão de vendas.

3) Economia de Dinheiro

Você também terá uma gestão mais eficiente do estoque, evitando a falta ou excesso de produtos nas prateleiras. Isto reduz custos com estoque e minimiza a perda de vendas por falta de produtos.

4) Equilíbrio das Categorias

E, você terá a identificação das quantidades mínimas e máximas de itens para cada uma das categorias e subcategorias, garantindo a obtenção do máximo potencial de vendas de todas categorias e subcategorias.

5) Seleção de Produtos

Você tem a totalidade dos produtos sinalizados entre principais, opcionais e excluídos não deixando um produto sequer fora do seu radar para uma tomada de decisão de permanência ou não no mix.

6) Priorização das Atividades

Com o Sortimento Certo, você tem uma priorização para o sequenciamento das atividades de correção do mix de produtos sempre voltada para obter o maior faturamento e a maior rentabilidade.

O Sortimento Certo, é a solução para os empresários que desejam transformar suas decisões. 

Se você quer mudar os seus resultados, entre em contato conosco agora mesmo! 

João Stringhini
CEO – Stringhini Varejo Inteligente
Siga-nos no Instagram

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤ