Resumo da NRF 2024 Karen Araujo 16/09/2024

Resumo da NRF 2024

Lições da NRF 2024

A cada edição da NRF alguns temas e conceitos acabam por se destacar no evento e marcar o ano. Esta edição não foi diferente, foram abordados temas como: Comprar online e personalização das promoções, do tradicional ao digital, o funil de vendas se reinventou, o crescimento dos novos formatos de mídia e inteligência artificial: impacto significativo para o varejo. 

Vamos falar um pouco sobre cada um destes temas de destaque na feira:

Compra online e personalização das promoções

Hoje em dia, não basta apenas ter um site de compras na internet. A  preferência dos consumidores vem mudando. Recentemente, a Meta divulgou que o Brasil é o quinto país com a maior população digital do mundo. O whatsapp já se consolidou como canal de compra e venda, sendo um dos queridinhos pelos brasileiros. Além de facilitar as mensagens customizadas para os clientes como: felicitações de aniversário, promoções de datas comemorativas de maneira rápida, eficiente e se conectando com o consumidor. As personalizações das promoções como um movimento consistente do varejo de curtíssimo prazo.

Do tradicional ao digital, o funil de vendas se reinventou.

Sempre pensamos que o intuito do funil de venda é converter o cliente para vender mais, porém o mundo vem mudando e precisamos nos preocupar em criar laços com os consumidores. O foco não deve ser somente a venda final, pois com o uso da tecnologia, o cliente vem se tornando mais exigente e rigoroso. É preciso pensar em criar uma jornada personalizada, conteúdos autênticos e, principalmente, ter um atendimento mais pessoal e humanizado, tanto na pré-venda como no pós-venda.

Inteligência Artificial Impacto significativo no Varejo

A Inteligência Artificial está chegando com tudo, e de acordo com as tendências apresentadas nas conferências, a IA estará cada vez mais presente em todas as áreas. A IA será capaz de automatizar tarefas repetitivas até as mais complexas como: faturamento e processamento de pedidos,atualizações de status de entrega, etc. 

O comportamento do cliente também mudará com base na Inteligência Artificial que vem entrando no cotidiano. Um dos exemplos é o Retail Media, uma estratégia publicitária na qual as marcas exibem seus anúncios em espaços oferecidos por varejistas e seus canais de venda, o objetivo é aumentar a visibilidade dos produtos para públicos qualificados e impactar o consumidor no momento ideal para influenciar a sua decisão ao longo da jornada de compra. Este tipo de estratégia ganhará mais espaço como rede de publicidade e será capaz de permitir novos formatos de mídia personalizada a partir do histórico de dados do cliente, com a ajuda da IA será possível criar gôndolas digitais que impactam nas vendas físicas. 

Praticamente todos os setores do mercado serão,ou já estão sendo afetados por estas mudanças, mesmo que indiretamente. Por isso, mais do que estar atento e próximo às tendências sociais e tecnológicas, é necessário saber identificá-las e, principalmente, aproveitá-las.

João Stringhini
CEO – Stringhini Varejo Inteligente
Siga-nos no Instagram